Heal the World


Você ja se imaginou vivendo num planeta sem água, sem fauna, sem flora e sem ar??

Pois é... a gente não tem o hábito de pensar nisso a não ser que se esteja comentando sobre algum novo filme de Hollioodyano...

Mas, é .... sem querer parecer pastor de igreja universal, eu tenho que dizer:

O fim está próximo!!!


O planeta pede socorro todos os dias... e simplismente não dá pra passar indiferente a este apelo. Não posso ser egoista e apenas pensar que na minha geração ainda "há" agua para se beber, e que por isso vou sair por ai esbanjando....


Sei que pensar em futuro pra muita gente parece.... parece muito longe....

Mas não é longe...é daqui a 20, 30 anos!!!!


Então hoje, quando você ler este meu humilde "post" pense no que você tem feito pelo planeta, e se vc ainda não fez nada ....comece agora....

E não se sinta sozinho... lembre-se que pequenos gestos se refletem no futuro, e que assim como uma cachoeira pode se formar com um pequena gosta de nascente, uma grande mudança pode começar só com você.....

Tirei uma listinha da net com atitude pra você fazer a diferença! !

Use sua força política – Antes de votar nas próximas eleições, saiba a posição defendida pelos políticos em questões ambientais importantes. Escreva, telefone ou envie um e-mail sobre suas preocupações em relação ao meio ambiente e o que você espera que eles façam para proteger o planeta.

Consuma energia de forma eficiente – Cada escolha que você faz pode reduzir a quantidade de CO2 liberada na atmosfera e ajudar a interromper o aquecimento global. Escolha fontes de energia limpas e renováveis, como a solar e a eólica. Faz bem para o meio ambiente e também pode reduzir sua conta de energia.

Economize água – Conserte vazamentos de torneiras, banheiro ou canos de água. Lembre-se de que um pequeno vazamento pode causar um grande desperdício de água. Regue jardins e gramados apenas se necessário e, quando o fizer, molhe as plantas pela manhã ou pela tarde para reduzir a evaporação.

Educação ambiental: escolas e pais são responsáveis por fomentar valores ecológicos.
Informe-se sobre alternativas ambientalmente corretas para sua casa – Se está pensando em construir ou reformar sua casa, procure alternativas ambientalmente corretas no design e nos materiais a serem utilizados.

Dirija menos e use transporte público – Você usa o transporte público, caminha ou anda de bicicleta? Essas são boas alternativas e podem fazer uma grande diferença na quantidade de emissão de gases que provocam o aquecimento global. Se tiver de dirigir, tente dar carona sempre que possível.

Não aceite a liberação de transgênicos – Pergunte nos supermercados se os estoques de produtos contêm organismos geneticamente modificados (OGMs). Se sim, diga a eles que você não quer transgênicos no seu prato porque se preocupa com sua saúde e porque representam uma grande ameaça ao meio ambiente. Pergunte nos restaurantes se eles usam produtos transgênicos e diga a eles que você gostaria de contar com opções de pratos orgânicos ou sem transgênicos no menu.

Evite o uso de materiais tóxicos e agrotóxicos – Embora a indústria seja a principal fonte de poluição tóxica, todos nós contribuímos para a existência do problema. Leia os rótulos dos produtos antes de comprá-los e escolha os menos poluentes. Use produtos de limpeza como o vinagre, menos agressivo do que os produtos químicos, e sabão em pedra em vez de detergentes. Sempre que possível não utilize agrotóxicos. Procure não usar secadoras e aerossol. Prefira tintas à base de água a tintas com solventes; nunca use tintas tóxicas. Evite armazenar alimentos em plásticos.

Quando você tiver de usar plástico, tenha certeza de que ele não contém PVC – Todo o ciclo de vida de produtos à base de PVC (policloreto de vinila) polui o meio ambiente e a sua casa. Alguns produtos que incluem PVC: armações de janelas e outros materiais de construção, pisos, revestimentos, chuveiros, cortinas e alguns brinquedos para crianças.

Não jogue lixo doméstico perigoso no meio ambiente – Tintas, tíner, agrotóxicos e fluidos para carros nunca devem ser jogados em latas de lixo ou no esgoto. Informe-se sobre a melhor maneira de jogar fora esses materiais e evite usá-los sempre que possível.

Cultive plantas nativas – Se você possui um jardim, cultive plantas nativas ameaçadas em sua região. Dê preferência a espécies que necessitam de menor irrigação e, conseqüentemente, menos energia. Prefira flores, árvores, coberturas vegetais rasteiras e verduras em vez de grama. Proteja e estimule a diversidade.

Ensine seus filhos a preservar o meio ambiente e apóie iniciativas de educação ambiental nas escolas e em sua comunidade – As gerações futuras terão de tratar de grandes questões ambientais, como o aquecimento global, perda da biodiversidade, disposição final do lixo (incluindo resíduos tóxicos e nucleares) e impactos potenciais de organismos transgênicos. Assegure que elas estejam prontas para entender e se envolver com a proteção do meio ambiente, através de iniciativas e programas escolares.

Seja positivo – Há sérias ameaças ao nosso meio ambiente e ao futuro da vida no planeta. Mas também há soluções. Seja positivo e faça a diferença!

Comentários

MP disse…
É isso aí, Char, temos que mudar o mundo! Ainda bem que você existe!

Postagens mais visitadas deste blog

Crônicas de Uma Mulher Moderna: A Depilação

E assim chegou a Marley...

Crônicas de Uma Mulher Moderna: Maratona Matinal